
Olha você, agora já não é mais um menino, que me perturba e me faz te odiar. Ou um menino que passa comigo os recreios da escola e que me faz rir o tempo inteiro. Agora você cresceu. Entende muito mais do mundo, da vida.
"Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que se coloca a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você quando for preciso.
Ser amado é ver que ele lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é ver como ele fica triste quando você está triste e como sorrí com delicadeza, quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água.
Sente-se amado aquele que não vê transformada a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro, aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.
Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta."
Arnaldo Jabor disse tudo! Amar é realmente isso. É a prova concreta de que amor não é uma coisa instantânea, é algo que se constroe. No decorrer desses 6 anos, muitas dessas coisas não faziam parte da nossa amizade. Talvez pela minha falta de pasciência, talvez pelo seu excesso de certeza sobre as coisas, ou provavelmente porque não tínhamos maturidade, não sabíamos lidar um com o outro com sabedoria. Taí, essa é a palavra: sabedoria. Nós crescemos e que maravilha é crescer! Aprender que a vida não é colorida, mas insistir mesmo assim. Sermos atormentados por difersos problemas que agora não se resumem só a separação dos pais, ou o fim de um relacionamento, mas problemas de gente grande, aqueles que nunca imaginamos ter e, mesmo assim, marcarmos de sair pra descontrair, porque a gente sabe que ficar com a cabeça atolada naquilo não vai resolver.
Não temos tempo pra problema, pra tudo existe uma solução. Eu percebo que, com a maturidade, veio, por consequencia, uma distância entre nós, claro. Mas é uma distância saudável e isso só faz com que eu te admire mais. Cada vez que conversamos, você me acrescenta alguma coisa, tem uma novidade pra mim e é disso que a amizade é feita, isso é o alimento. Realmente, ocorrem mudanças em nossas vidas individualmente, é natural, mas, quando estamos juntos, tudo isso é esquecido por um momento, fica do lado de fora da porta. Quando estamos juntos, somos um do outro e pronto.
Quanto mais raros os momentos que temos juntos, mais valorizados eles são. E não posso negar que são momentos importantíssimos, que eu aproveito o máximo que posso.
Hoje, 5 de julho, você está completando 19 anos. E pensar que, quando nos tornamos amigos, você e eu tínhamos 13. Concordamos que não é uma idade muito significativa, mas significam demais, pra mim, os 6 anos que passamos juntos. É o meu presente anual.
Sabedoria é insistir no que quer, não importa o quão difícil seja. Sábio é aquele que vive cada momento com a maior intensidade possível, que procura aprender com os momentos de dificuldade. Sabedoria é valorizar as amizades. Em todos esses aspectos, podemos nos considerar sábios. É bom te ter por perto.
Com tudo, é impossível explicar como foi difícil pra mim escrever esse texto pra você. Já disse algumas vezes "não é fácil escrever pro Lucas". É impossível descrever meus sentimentos. Mas, caso um dia você duvide, eles estão nos meus olhos, é bem fácil perceber.
Eu te amo se tornou muito pouco pra falar de nós, mas você sabe. Você sabe bem.
1 comentários:
Eu morri de inveja do Lucas...
^^
Parabéns pra ele.
=*
Postar um comentário